Você tem MEDO do que?
Tenho refletido muito sobre MEDO, aliás o ano passado senti vários tipos de medos, um ano pandêmico tão difícil, me submeti a viver desafios e um deles foi a escalada.
Se eu falasse para a Isa de janeiro de 2020 que ela iria começar a fazer escalada se tonar a “Isa Aventureira”, com certeza iria escutar: “nunca, você tá me zuando neh?!”
Há 05 meses comecei a praticar escalada, iniciei por curiosidade. Um dia fui ver meus amigos escalarem na rocha e achei interessante, fiquei intrigada com os depoimentos das sensações que eles sentiam ao escalar. Pois bem, no dia seguinte lá estava eu fazendo aula experimental de escalada, e não é que gostei?!
A primeira sensação foi de medo, depois veio a memória afetiva da minha infância de uma garotinha destemida que gostava de subir em árvores e muros. Aquele dia a minha criança interior ficou feliz com as recordações, além claro, da endorfina e da dopamina que vieram dar aquela abraço gostoso, nesse corpinho dessa jovem senhora de 33 anos que vós fala.
Nunca fui uma pessoa de praticar esportes ou ir para academia, confesso que morro de preguiça, mas a escalada me despertou algo a mais, na qual, me fez continuar. Pra mim escalar é um processo terapêutico e de autoconhecimento, quando estou escalando entro em modo meditativo, onde por incrível que parece, consigo descansar minha mente.
E se uma das suas metas para 2021, é iniciar uma atividade física, fica aqui a minha dica: FAÇA ESCALADA! Mas se você está na dúvida se esse esporte é pra você, neste texto compartilho 05 motivos pelos quais me levaram a aderir a escalada na minha vida, VEM LER!
Essa tal síndrome que aflige o Universo feminino, às vezes vem me visitar. Praticamente toda semana me questiono: será que sou boa o suficiente pra fazer isso? Quem sou eu na fila do pão?
A escalada por sua vez tem me ajudado a encarar a minha impostora, porque muitas vezes acho que não sou capaz de subir uma via, escalar uma rocha ou que a minha técnica não é boa, mas mesmo com esses achismos vou lá e escalo.
O segredo para encarar a impostora é assumir que ela existe e ter coragem para enfrentá-la, e quando ela aparece, coloco em modo avião e mostro que quem manda aqui SOU EU! Com a prática posso garantir que ficamos cada vez melhor.
Pode não parecer, mas tenho MUITO MEDO e inclusive de altura. Meus medos que por vezes ficam subjetivos na minha mente, na escalada eles se tornam praticamente palpáveis.
A coragem e o medo andam juntas, só nos tornamos mais corajosas, quando enfrentamos o medo de frente e aceitamos as nossas vulnerabilidades.
Já deixei de fazer muitas coisas na vida por medo, mas hoje respeitando os meus limites meu lema é: se tiver medo, vai com medo mesmo!
Sou movida a desafios, coisas novas me motivam, AMO aquele friozinho na barriga.
Empreender em pleno 2020 pandêmico e aceitar a empreendedora que sempre morou em mim, com certeza foi um dos maiores desafios da minha vida. A loucura das provocações do Universo empreendedor, me motivam todos os dias a continuar.
E na escalada a cada treino é um novo desafio, em novembro de 2020 fiz a minha estreia na rocha e que loucura boa! Senti muitoooo medo e uma adrenalina surreal, além claro, daquele friozinho na barriga gostoso.
Então, se você é assim como eu e AMA um desafio, vai curtir escalar!
A escalada requer exercitar confiança em você e no seu parceiro que está dando a corda enquanto sobe na via, faz toda a diferença no seu desempenho quando você confia na sua ou seu partner. Fica aqui a reflexão, quantas pessoas você realmente confia na sua vida que são bons amigos ou bons parceiros para o seu negócio?!
Na escalada o conjunto da mente somados aos movimentos de força nos braços e pernas te levam ao próximo passo. Além de confiar no outro, também estou aprendendo a ter confiança no meu corpo e acreditar no meu potencial com respeito aos meus limites mentais e corporais.
Praticar qualquer tipo de atividade física te leva a ter corpo e mente sã, a dopamina e a endorfina são essenciais para qualquer ser humano que preze pela sua saúde.
Eu, que nunca fui muito fã de ir para academia, me encontrei na escalada em todos os sentidos. Meu corpo definiu em muito pouco tempo, pois na escalada você trabalha todas as partes do seu corpo sem perceber, além de tudo isso é terapêutico para mente e promove contato com a natureza.
Me colocar em situações de desafios com meus medos e inseguranças através da escalada tem me ajudado no meu desenvolvimento humano, e a despertar cada vez mais a MULHER, FORTE e CORAJOSA que mora dentro de mim.
Bora escalar?!