Em um cenário de incertezas, principalmente o deste ano, há uma grande dificuldade para as líderes motivarem seus colaboradores. Estamos passando por uma pandemia que mexe com as nossas emoções causando muitas vezes: depressão, stress, ansiedade e desânimo.
E as mulheres foram muitas mais impactadas devido a sobrecarga da Economia do Cuidado, cuidando dos filhos ou de parentes e dos afazeres domésticos. Nos últimos meses, cerca de 50% das mulheres passaram a se responsabilizar pelo cuidado de outra pessoa, ressalta o estudo do IBGE.
Então, sabendo como anda as sobrecarga das colaboradoras de todas as empresas brasileiras, reunimos 4 dicas para você motivar a sua equipe, mesmo em tempos de crise!
Para saber como motivar, é preciso entender a desmotivação. E não há melhor forma do que se aproximar dos seus colaboradores e entender a realidade dos mesmos.
Seja sempre franca com a situação financeira e qual a perspectiva da empresa nos próximos meses, assim você pode estar aberta à novas ideias para solucionar a crise. E ao fazer isso, você estará ganhando a confiança de quem está ao seu redor.
Mas lembre-se que as pessoas têm tendência a projetar os seus interesses e as suas expectativas na comunicação, ouvindo o que lhes convém, e não o que foi realmente transmitido.
Então, certifique-se que a sua habilidade de comunicação não-violenta e de comunicação não-verbal esteja em dia. E este processo não se resume a falar de forma calma e com tom baixo, todo tipo de comportamento e postura é uma forma de comunicação.
Em um ano em que aprendemos, forçadamente, a viver sob nossa responsabilidade, é preciso entender e proporcionar autonomia aos colaboradores.
Você sabia que a falta de autonomia no trabalho chega a ser um dos principais motivos de insatisfação da equipe?
Pois quando estimulamos a liberdade do colaborador em tomar decisões e fazer sugestões criativas, isso gera segurança no seu próprio trabalho e se empenha muito mais para honrar essa confiança.
Mas lembre que dar autonomia não quer dizer simplesmente delegar tarefas e conferir responsabilidades.
Os colaboradores devem ser capacitados para não confundir autonomia com tomar decisões isoladas, recusar ajuda, desconsiderar o outro e agir com arrogância ou prepotência.
Consegue imaginar a frustração de um colaborador ao se dedicar anos em uma empresa e não conseguir nenhum aumento, promoção ou reconhecimento interno da empresa?
A cultura das atuais startups é um exemplo de mudança deste paradigma!
Aquelas que apresentam planos de carreira, com estrutura e capacitação, apresentam um time muito mais engajado e participativo. Por que? Porque os colaboradores sabem que para conquistar melhores cargos, é necessário seu esforço e desempenho pessoal, e por isso, vestem a camisa da empresa e se dedicam a ser um profissional de alta performance.
Portanto, você como líder ao planejar esse caminho com a ajuda do funcionário, demonstra o quanto a empresa preza pela presença deste e que há planos futuros, de melhoria, para o colaborador.
O plano de carreira é indispensável quando se trata de promover o desejo de aperfeiçoamento e melhoria de performance, gerando a motivação necessária para a concretização dos objetivos da organização.
Em tempos de crise, é comum que as empresas procurem formas de reduzir seus custos. E isso impacta negativamente nos colaboradores pois muitas empresas enxergam os treinamentos (cursos, workshops, palestras, etc.) como gastos.
Mas eles são investimentos.
A empresa que oferece aos seus colaboradores a oportunidade de adquirirem novos conhecimentos acredita no potencial de suas equipes, que se sentirão motivadas a converter esse conhecimento adquirido em resultados.
E existem muitas iniciativas gratuitas para que você possa engajar o seu time. Na própria Women Leadership nós temos duas opções gratuitas:
Os WomenTalks, conversas gratuitas com mulheres incríveis das melhores empresas!
E o Mini Workshop de Liderança Feminina focado no corporativo!
Então deixe de lado a falsa impressão de que para toda capacitação é necessário um investimento monetário e encontre soluções que combinem com seu time e a situação atual dele!
Se você ou a sua empresa estiver passando por uma fase ruim, uma equipe motivada pode te ajudar a passar pela crise de maneira mais suave e menos turbulenta.
Que tal colocar essas dicas em prática e contar para gente depois?