Autoconhecimento

Como ser uma líder criativa?



Vivien Uhlmann
6 min
26 nov 20
Autoconhecimento

Antes de explicar o que é uma liderança criativa ou como você pode adicionar criatividade no seu dia-a-dia, preciso que você desconstrua algumas coisas na sua cabeça:

Criatividade não é um dom!

Por muito tempo se entendeu que criatividade era uma genialidade para poucos. Uma pena, inclusive, que os grandes exemplos que temos sejam apenas homens, como Albert Einstein, Steve Jobs ou Leonardo da Vinci. Não devemos negar a capacidade incrível que foi desenvolvida por estas pessoas, mas devemos reconhecer a criatividade como a capacidade humana, intrínseca a nós de promover alterações no mundo, trazendo forma à ideias, solucionando problemas e apresentando alternativas para várias situações da vida.

Você nasceu criativa!

Quando criança possivelmente você pintava o céu de outra cor, inventava uma nova brincadeira a cada dia ou dava respostas fora do comum para perguntas como estas:

O problema, é que ao longo dos anos desaprendemos a ser criativas. Ao crescer escutamos frases como: “Pare de ser curiosa, menina!”, “Não é assim que se faz”, “Não inventa história!”... E isso fez com que você se “adequasse” ao modelo padrão de sociedade. E mulheres, sofrem ainda mais com essas crenças, já que por muito tempo fomos criadas para servir, respeitar e se redimir perto dos outros.

Então, o primeiro passo que você precisa compreender é: somos todas criativas. Reconheça em pequenos momentos, principalmente do universo femininos, como quando sua mãe precisou se virar nos 30 para atender alguma necessidade sua ou quando sua irmã/tia/prima sugeriu uma nova solução para seu problema.

O poder de criar e recriar em todos os sentidos é uma característica intimamente ligada ao feminino, principalmente relacionado ao nosso sistema ginecológico, os ovários, que simbolizam nossa capacidade de criação, pois eles têm o papel fundamental para dar o inicio para à geração de uma das mais divinas criações: o ser humano.

Criatividade não é só para artistas!

Sim, as habilidades artísticas contribuem muito para desenvolver a criatividade, mas esqueça que ela está atrelada somente à isso. Voltando para o exemplo da sua própria mãe, ao esquecer um ingrediente e mesmo assim conseguir fazer uma receita, é um grande exemplo de criatividade no dia-a-dia.

Estamos criando o tempo todo, independentemente de onde se trabalha, o que se estuda, ou qual papel é desempenhado, a grande chave da criatividade é a combinação entre ideias, soluções, estratégias, insights para resultar em algo inovador.

E para que a gente tenha a capacidade de combinar, nós precisamos de um repertório diverso, algo que muitos artistas já fazem e por isso são reconhecidos por essa habilidade.

Para ser criativa você deve ir além da sua zona de conforto.

É contadora? Leia uma revista sobre pesca recreativa. É gerente de banco? Tente fazer colagens sobre viagens no seu tempo livre. Gosta de pagode? Não deixe de ouvir rock, pode trazer um insight novo. Consuma conteúdos fora da sua bolha.

Parece maluco pensar isso num primeiro momento, que talvez não tenha nada de legal para se aprender ali, mas, pode ter certeza que em um momento estratégico, no qual você precise aplicar a sua criatividade, aquele podcast diferentão que você escutou outro dia pode ser extremamente importante para essa ocasião.

E faço um questionamento aqui: quando foi a última vez que você fez algo pela primeira vez? Se arrisque, não tenha medo de errar. A criatividade aflora com o desconhecido.

Mas como aplicar isso na liderança?

Simples, uma líder criativa acredita na diversidade, na colaboração e no erro como caminhos para melhores resultados e, principalmente no desenvolvimento constante das pessoas.

Boas práticas para desenvolver a liderança criativa incluem receber feedbacks sinceros e constantes, desenvolver a escuta ativa, analisar possíveis causas para o que está acontecendo e, claro, refletir sobre os acontecimentos práticos. Em um ano pandêmico como este pode soar bobo, mas o ócio é necessário para que você exerça a criatividade. Então, que tal começar com uma pausa de 10 minutos à noite para fazer um checklist do dia e refletir sobre? Indique isso para os seus colaboradores também!

Estimule sessões de brainstorming para que um grupo de pessoas diversas da equipe discuta e debata sobre possíveis soluções para um problema. Incluir experiências sensoriais pode ser muito positivo como colocar uma arte provocativa no escritório ou fundo de tela dos computadores, ou até tocar uma música não convencional durante o começo de uma reunião.

Lembre-se: Existem infinitas possibilidades.

Infinitas. Porém, todas partem do princípio de confiar em nós mesmas. Criatividade é uma intuição lhe dando asas para voar e ser quem você é. Abra o coração e entregue-se.

Não é fácil, como expliquei no começo, fomos condicionadas a não nos expressar, questionar ou expor-se. Eu mesma já ouvi muito que era criativa, mas não olhava isso com bons olhos, até entender da importância na minha vida pessoal e profissional. Por isso, deixe as expetativas de lado, por mais difícil que seja. Na próxima vez que sentir vontade de escrever, cozinhar, dançar, desenhar, praticar algum esporte, fazer artesanato, inventar uma bugiganga, encontrar uma solução, vai lá e faz!

Como anda a sua criatividade?

Permita-se ser a mulher e líder criativa que você veio ser neste mundo!

Bônus!

Lembra que falei que nós exaltamos “gênios” criativos? Deixo aqui exemplos de mulheres, que na sua essência, são criativas. Se você tiver mais alguma, por favor, não existe em compartilhar também!

  • Sua mãe (sério, pare e pense o quão criativa ela é!)
  • Série Anne With An E – e a capacidade incrível da menina em sonhar e vislumbrar cenários.
  • Thai de Melo Bufrem – retratos da quarentena, fotos com os filhos, legendas criativas e sempre com pijamas. (@thaidemelobufrem)
  • As irmã Thali & Gabi – duvido você ver publis e edições mais criativas que essas. (@twolostkids)
  • Podcast Universo Criativo – também de duas irmãs (@femingos e @amanda.longoni) que vão fazer você mergulhar na criatividade.
  • Nati Fassina pelo instagram @semeiaecria – dicas práticas, visuais e super divertidas!